VOLUME 11 - CONTRIBUIÇÕES À GEOLOGIA DA AMAZÔNIA

 

INSTRUÇÕES AOS AUTORES


1) INFORMAÇÕES GERAIS

O livro "Contribuições à Geologia da Amazônia" é um periódico bianual, em versão impressa e eletrônica, editado pela Sociedade Brasileira de Geologia – Núcleo Norte (SBG-NO), que proporciona a publicação de trabalhos técnico-científicos relacionados a todas as temáticas das ciências geológicas da Amazônia. Ele tem sido avaliado no Qualis-Livro pelo Comitê de Geociências da CAPES como L2, correspondente ao B2 da classificação de periódicos.

Na edição do volume 11 do livro Contribuições à Geologia da Amazônia (11CGA) serão aceitos artigos completos referentes aos trabalhos que tenham sido apresentados no 15º Simpósio de Geologia da Amazônia, ocorrido em Belém, em 2017, bem como outros trabalhos de eventos anteriores, a critério dos organizadores e do Conselho Editorial (CE) da SBG-NO. Além disso, poderão ser aceitos trabalhos de síntese ou artigos sobre questões importantes da Geologia da Amazônia, desde que haja disponibilidade de espaço no volume do 11CGA, e que sejam referendados pelos organizadores, com aval do CE.

Como princípio básico, a submissão de um artigo ao 11CGA implica que o mesmo não tenha sido publicado ou que não esteja sendo submetido simultaneamente à outra revista.

 

2) DATAS IMPORTANTES

a) 28 de outubro de 2018 – data limite para recebimento dos artigos.

b) 10 de dezembro de 2018 – data limite para encaminhamento dos pareceres dos relatores aosautores.

c) 07 de janeiro de 2019 – data limite para devolução dos artigos devidamente corrigidos pelos autores.

d) Janeiro a Fevereiro de 2019 – Editoração do livro.

e) Março 2019 - Previsão de editoração final.


3) JULGAMENTO DOS ARTIGOS

Os artigos serão submetidos à análise crítica de dois revisores especialistas no tema e pelo Conselho Editorial (CE) da SBG-Norte. Na sistemática de avaliação dos trabalhos haverá uma 1ª fase (pré-análise pelo CE) qualificando-o ou não como de interesse para publicação no 11CGA. Na 2ª fase (julgamento) o artigo será submetido à análise crítica de dois relatores especialistas no assunto, indicados pelos organizadores do livro.

Obs. 1: Os trabalhos que estejam em desacordo com as normas, com figuras de difícil legibilidade e que não se enquadrem nos objetivos e normatização do 11CGA serão devolvidos aos autores.

 

Após esta fase os trabalhos retornarão aos autores juntamente com os pareceres dos relatores para as providências necessárias. Efetuadas as alterações pelos autores deverá retornar a nova versão.

Estando o trabalho apto para publicação, após avaliação final, serão solicitados os arquivos digitais originais, que seguirão para editoração.

4) INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO MANUSCRITO

a) Primeira Página
Deverá conter o título em português, em fonte Times New Roman, tamanho 14, Negrito, caixa alta na primeira letra da primeira palavra e caixa baixa nas demais, espaçamento simples, seguido, após um espaço simples, do título em inglês, na mesma formatação, em Itálico.

A seguir deverá constar o nome completo do(s) autor(es), numerados (exemplo: Alícia dos Santos Silva da Rocha¹) e separados por vírgula, e após um espaço simples, a indicação da instituição de origem do(s) autor(es), com endereço completo do autor principal (logradouro, CEP, cidade, estado, país, e-mails e telefones para contato), e-mail de todos os autores (exemplo: ¹ Universidade Federal do Pará, Av. Augusto Correa No 1, 66.011-75, Belém, Pará-Brasil, Tel. 91-32017847, E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

b) Segunda Página
Repetir o cabeçalho acima, seguindo com o Resumo em parágrafo único, sem tabulação, conciso, com no máximo 350 palavras, abaixo do qual devem vir as palavras-chaves (3 a 5 palavras), separadas por ponto e vírgula, com a primeira letra maiúscula. Os descritores em inglês (abstract) devem acompanhar os termos em português.
Na sequência deverá vir o Abstract em parágrafo único, sem tabulação, conciso, com no máximo 350 palavras. De três a cinco keywords, separadas por ponto e vírgula, com a primeira letra maiúscula.

c) Texto principal
- Poderá ser redigido em língua portuguesa ou inglesa, e deverá ser elaborado no aplicativo WORD.
- O Padrão da folha é A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, margens esquerda, direita, superior e inferior com 2,0 cm.
- O tamanho do artigo deverá ficar entre 15 e 25 páginas, incluindo texto, resumo, abstract, tabelas, figuras e referências.
- Deve ser aplicada a numeração de páginas (inferior direita da folha, desde a primeira página), bem como a numeração de linhas ao longo de todo o texto.
- Na fase de submissão o trabalho deve vir montado com figuras e tabelas e suas respectivas legendas junto com o texto, devendo ser encaminhado em pdf. O texto principal deve conter, preferencialmente, introdução, materiais e métodos, resultados, discussão e conclusões.
- Quando o artigo estiver devidamente aprovado para publicação deve ser encaminhado o texto em Word e as figuras e tabelas (juntamente com suas respectivas legendas) deverão ser enviadas também, em arquivos separados.
- Tabelas e ilustrações - As tabelas devem ser elaboradas em WORD, no modo TABELA, com formato aberto nas laterais, fonte Times New Roman, tamanho 9. A legenda deve vir na parte superior em tamanho 12). Tabelas extensas deverão ser evitadas ou divididas. As ilustrações (mapas, figuras, fotos, fotomicrografias, pranchas, etc.) devem utilizar fonte Times New Roman, tamanho 9. As ilustrações deverão estar em formato JPEG ou TIFF, com resolução mínima 300 dpi, recomendando-se não elaborar as figuras em WORD. A legenda deve vir na parte inferior.

Obs. 2: As ilustrações coloridas poderão ser aceitas desde que os custos de impressão sejam cobertos pelo autor, e os valores serão definidos oportunamente.  As fotomicrografias deverão conter escala visível, indicações das características óticas (LN – Luz Natural, LP – Luz polarizada) e as abreviaturas minerais, quando necessárias, devem seguir a proposta da International Union of Geological Sciences, disponível em Fettes & Desmons (2008).

d) Hierarquia de títulos e subtítulos
Usar a seguinte padronização:
Nível 1- NEGRITO, CAIXA ALTA;
Nível 2 - Negrito, caixa alta na primeira letra da primeira palavra e caixa baixa nas demais;
Nível 3 - Itálico, caixa alta na primeira letra da primeira palavra e caixa baixa nas demais (sem negrito).
Nível 4 – usar alíneas. Ex: a) Fácies Lagunar; b) Fácies Desértica.

e) Citações e referências
Devem ser seguidas as normas editoriais do Brazilian Journal of Geology, disponível em http://www.rbg.sbgeo.org.br.

5) ENCAMINHAMENTO DO ARTIGO

Neste momento, está aberta a submissão de artigos completos que deverão ser enviados para o e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , atentando-se aos prazos definidos no item 2. Havendo qualquer dificuldade operacional, disponibilizamos os contatos abaixo: Geóloga Sheila Gatinho Teixeira ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), Geólogo César Lisboa Chaves ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) e SBG-NO ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

Organizadores do 11º volume do livro Contribuições à Geologia da Amazônia